Insetos voadores

Traças

Traças

tracas-01.jpg

As “traças” são consideradas importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos, entre outros produtos e alimentos armazenados.

Na área rbana, pode-se identificar três grupos distintos de traças, que estão reunidas em duas Ordens de insetos: da Ordem Thysanura, conhecida como traças dos livros ou prateadas, e da Ordem Lepidóptera, as traças das roupas e as dos produtos armazenados (Ordem das mariposas e borboletas).

São ainda conhecidas uma infinidade de traças, pragas em culturas agrícolas, que atacam grãos armazenados, hortaliças e frutos frescos e causam enormes prejuízos à agricultura.

tracas-02.jpg

Nas áreas urbanas os Thysanura, conhecidos como traças dos livros, são representados por 370 espécies identificadas e distribuídas em cinco famílias. Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado com dois ou três filamentos caudais, corpo achatado dorso ventralmente, além de aparelho bucal mastigador.

Esta espécie, de hábito noturno e muito ágil, é onívora e vive em ambientes escuros e úmidos, escondendo-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.