top of page

Outras pragas

Pragas de grãos

Caruncho do Tabaco

graos-1.jpg

(Lasioderma serricorne)

Aspecto
Besouro de cor castanho claro, medindo de 2 a 2,5 mm de comprimento. Antena articulada e serrada; élitros sem estrias e com fina pubescência.

Ciclo de vida
Ciclo ocorre em torno de 26 dias em temperatura 30º C e 70 % de umidade relativa do ar.

Hábitos
Grande variedade de produtos pode ser atacada por este inseto, como cereais, fumo, especiarias, cacau, farinhas, biscoitos, chocolates, entre outros. Os ovos são postos aleatoriamente, aproximadamente 100 por fêmea. Embora deem preferência a locais quentes, podem ser encontrados em dutos de ar, filtros, estruturas de telhados e principalmente em áreas onde haja acúmulo de pó proveniente da atividade de processamento de alimentos.

Gorgulho do Milho

graos-2.jpg

(Sitophilus zeamais)

Aspecto
São os besouros de menor proporção dentre as pragas de grãos, com 2 a 3 mm de comprimento. Apresentam formato cilíndrico e coloração escura. A cabeça possui tamanho mais avantajado, apesar de ser escondida pelo pronoto. A oviposição ocorre nos cachos, sendo que os ovos são colocados isolados ou em grupos e apresentam coloração branca. As larvas também apresentam coloração branca e cabeça castanha.

Ciclo de vida
O ciclo dura por volta ao menos 35 dias, sendo que fêmeas sobrevivem por volta de 140 dias.

Hábitos
Ovopositam sobre grãos, sendo que os ovos possuem tempo médio de encubação cerca de 7 dias. Após a eclosão das larvas, alimentam-se no interior dos grãos, construindo túneis à medida que se desenvolvem até a fase de pupa, permanecendo no interior do grão até novos períodos de corte.

Besouro Castanho

graos-3.jpg

(Tribolium castaneum)

Aspecto
Besouros cor castanho avermelhado, medindo por volta de 3,0 á 4,4 cm de comprimento, com sulcos nos élitos e de antenas com gumes apicais relativamente maiores que as antenas, apresentando na cabeça duas depressões transversais e pronoto com forma retangular. Os adultos são bons voadores e chegam a viver até 4 anos.

Ciclo de vida
Ovopositam sobre o local a ser atacado, onde a pulpa fica incrustada entre 7 a 8 dias até eclodir liberando o adulto.

Hábitos
Fêmeas ovipositam até 500 avos, sendo que adultos vivem até 4 anos

Caruncho de Grãos

graos-4.jpg

(Acanthoscelides obtectu)

Aspecto
Os adultos têm forma ovóide, com 2 a 4 mm de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos e as mesmas colocam os ovos em grupos de 2 a 10.

Ciclo de vida
Os carunchos causam danos aos grãos devido às galerias feitas pelas larvas, destruindo os cotilédones, reduzindo a massa da semente e favorecendo a entrada de micro-organismos e ácaros. Ocorre também um aquecimento dos grãos. Também afetam a germinação da semente pela destruição do embrião. Além disso, depreciam a qualidade comercial dos grãos devido à presença de insetos, ovos e excrementos.

Hábitos
Adultos não se alimentam, vivem 14 dias aproximadamente, voam bem, o que ajuda na dispersão. Pode ter até seis gerações anuais em regiões tropicais.
É uma espécie que se adapta bem, podendo viver em climas temperados e tropicais. Ataca principalmente sementes de leguminosas.
É uma praga de armazenamento e também de campo. As fêmeas colocam de 40 a 60 ovos que eclodem depois de 3 a 9 dias. Deposita os ovos nas vagens no campo ou sobre as sementes armazenadas. As larvas passam por 4 instares de desenvolvimento que podem durar entre 12 e até 150 dias, variando o tempo de desenvolvimento de acordo com a temperatura. Abaixo de 18 °C o desenvolvimento é lento, sendo a temperatura ideal 30 °C e umidade relativa de 70%. Empopa dentro da semente, por um período de 8 a 25 dias. A larva de último estágio e a pupa são visíveis externamente, pois formam um orifício circular coberto por uma camada bem fina da superfície da semente.

Besouro do Milho

graos-5.jpg

(Prostephanus truncatus)

Aspecto
Larvas: são brancas, carnudas e com o corpo pouco coberto de pelos, pernas curtas e a cápsula de cabeça é pequena em relação ao tamanho do corpo.
Adulto: possui forma típica cilíndrico bostriquídeos. A declividade é achatada e íngreme, tem muitos tubérculos pequenos ao longo de sua superfície.
Os limites da declividade, apical e lateral, são marcados por uma carina. As antenas têm 10-segmentado, com três estruturas expandidas, o "tronco" da antena é esguio e vestido com cabelos longos e o segmento apical clube é tão grande como, ou mais amplo do que, os segmentos anteriores.
O corpo mede de 3 a 4,5 mm de comprimento, coloração castanha escura, quase preta. O tórax tem carreiras de dentes na sua borda anterior superior e a cabeça está posicionada abaixo do protórax, não sendo visível para quem olha por cima. As extremidades das coberturas das asas são achatadas e esta região inclinada tem, nas pontas, duas cristas encurvadas.

Ciclo de vida
Grãos integrais são atacados, espiga de milho, tanto antes como após a colheita. P. truncatus é também uma praga de mandioca armazenada, especialmente chips de mandioca.
Adultos provocam furos em uma grande variedade de produtos alimentares e outros materiais, incluindo madeira, bambu, plástico e sabão.
As aberturas causadas pelo ataque do P. truncatus tornam-se porta de entrada para fungos. Adultos perfuram os grãos de milho, fazendo furos.

Hábitos
Desenvolve-se bem à temperaturas entre 22 e 35° C e 59 a 80% de umidade relativa do ar.
O seu ciclo biológico é de cerca de 27 dias, podendo, entretanto, estender-se até a 78 dias, quando a temperatura for inferior a 22° C e 50% a umidade relativa.
São capazes de sobreviver em grãos de milho com 9% de umidade.

Traça dos Cereais

graos-6.jpg

(Sitotroga cerealella)

Aspecto
Inicialmente os ovos são de formato oval, de cor branca, estriados. Com o passar do tempo, tornam-se rosados.
Medem cerca de 0, 5 mm. As lagartas têm o corpo curto, de cor amarela na fase inicial de desenvolvimento.
Adquirem coloração branca quando mais desenvolvidas. Possuem pernas falsas abdominais pouco desenvolvidas, indistintas.
No protórax possui três cerdas no grupo pré-espiracular. O tamanho é de aproximadamente 6 mm de comprimento.
As mandíbulas são castanho-escuras e o corpo é curvado com o tórax mais largo do que o abdome.
Os adultos possuem asas anteriores de coloração palha com franjas na parte interna. As asas posteriores são mais claras.

Ciclo de vida
Larvas penetram no grão e alimentam-se do interior deles.
Não apresenta sintomas visíveis no grão a principio.
Durante a pupação a larva constrói uma câmara rente ao revestimento da semente, formando uma área translúcida.
O ataque da praga prejudica o peso e qualidade dos grãos. Gerando perca de valor de mercado.

Hábitos
A fêmea ovoposita de 40 a 280 ovos, em grupos ou isoladamente, sendo que a postura inicia-se de 1 a 2 dias após a cópula.
O ovo desenvolve-se por cerca de 4 a 6 dias antes da eclosão das larvas que penetram em grãos em um período de 24 horas onde alimentam-se da parte interna.
Em condições ideais as larvas passam por 4 instares, mas em condições adversas chega a passar por 9.
A lagarta constrói a saída do grão antes mesmo de entrar na fase de pupa, preservando uma fina camada do tegumento do grão intacta.
A fase de pupa ocorre dentro de um casulo tecido pela lagarta. Da fase de ovo até adulto leva de 25 a 31 dias, variando de acordo com a temperatura.

Traça do Cacau

graos-7.jpg

(Ephestia cautella)

Aspecto
As mariposas têm coloração acinzentada, medindo cerca de 15 a 20 mm de envergadura. As asas anteriores apresentam duas manchas amareladas, uma no centro e outra na borda interna. Possuem vida curta e não se alimentam. Têm o hábito de voar no entardecer e na alvorada.

Ciclo de vida
Atacam muitos cereais e seus produtos, prejudicando a qualidade e quantidade. Os maiores danos são causados as amêndoas de cacau e às palmáceas.

Hábitos
A fêmea deposita cerca de 300 ovos livremente sobre o produto que ataca.
A larva é esbranquiçada, com pequenos pontos escuros sobre o corpo.
Quando ataca o cacau, a lagarta se alimenta no interior da amêndoa e, através do orifício de entrada, expele os seus excrementos, que são ligados entre si, por uma teia de seda secretada por ela. Nos armazéns, a lagarta quando completa o seu desenvolvimento, migra, com frequência, para os cantos das paredes, vigamentos do telhado e locais parcamente iluminados, onde tece um casulo e se transforma em pupa. Com menos frequência, o casulo é tecido dentro da própria amêndoa.

Traça da Farinha Tropical

graos-8.jpg

(Cadra cautella)

Aspecto
Adulto - 7 a 9 mm de comprimento, com uma envergadura de asa de 15 a 20 mm. Riscas castanhas acinzentadas, com cores mais claras e mais escuras. Larva - esbranquiçada, amarelada ou avermelhada, dependendo dos alimentos. Têm tendência para subir para áreas mais escuras para passarem a crisálidas.

Ciclo de vida
31 dias à temperatura ótima (32℃).

Hábitos
Encontram-se muitas vezes em cargas de alimentos importados. São sobretudo pragas de cereais armazenados, nozes, frutos secos, sementes de óleos e bolos para o gado. Raramente atacam tabaco e produtos animais. No estado adulto não se alimentam.

Escaravelho Aranha Australiano

graos-9.jpg

(Ptinus Tectus)

Aspecto
Adultos - 2,5 a 4 mm de comprimento. Corpo coberto com pêlos castanhos e dourados. Aspecto de aranha quando visto de frente. Larvas - encontram-se frequentemente a alimentar-se de vários tipos de resíduos. Perfuram materiais não comestíveis de vários tipos antes de passarem a pupas.

Ciclo de vida
3 a 4 meses com temperaturas entre 20 e 25℃.

Hábitos
Fingem-se de mortos se forem perturbados. Muito ativo em ambientes escuros e úmidos. Frequentemente associados a ninhos de aves.

Gorgulho dos Biscoitos

graos-10.jpg

(Stegobium Paniceum)

Aspecto
Adultos - 2 a 3 mm de comprimento. Tórax arqueado. Pêlos finos em todo o corpo. Os élitros (asas coriáceas) têm estrias com reentrâncias. Larvas - ativas nas fases iniciais do desenvolvimento. Perfuram substâncias duras. Conseguem anular a toxicidade de algumas substâncias venenosas.

Ciclo de vida
200 dias a 17℃, 70 dias a 28℃. Os adultos vivem de 13 a 65 dias.

Hábitos
Voam com frequência. Os adultos não se alimentam.

Piolhos dos Livros

graos-11.jpg

(Liposcelis bostrychophila, Lepinotus patruelis)

Aspecto
Adulto - O tamanho varia de acordo com a espécie.
1 a 2 mm de comprimento. Castanhos amarelados claros a castanhos escuros.
Ninfas - muito pequenas, frequentemente transparentes. Não têm fase larvar.

Ciclo de vida
Liposcelis bostrychophila – preferem temperaturas elevadas entre 25 a 30℃.
Lepinotus patruelis - procriam a temperaturas entre 5 a 15℃.

Hábitos
Liposcelis bostrychophila - Frequentes em habitações.
Lepinotus patruelis - Frequentes em fábricas e em paletes.

Gorgulho Vulgar da Farinha

graos-12.jpg

(Gnatocerus Cornutus)

Aspecto
Adultos - 3,5 a 4,5 mm de comprimento. O macho tem duas mandíbulas largas na cabeça, semelhantes a chifres. A fêmea é muito semelhante à fêmea Tribolium confusum, mas com élitro macio. Larvas - semelhantes às da espécie Tribolium, mas ligeiramente maiores.

Ciclo de vida
Limites de temperatura - 15 semanas a 32℃, 8 semanas a 27℃.
Não consegue completar o ciclo de vida abaixo dos 10℃.

Hábitos
Alimenta-se de farinha, massa, sêmola, etc.
Ovos e larvas de traças podem servir de suplemento da dieta.

Acaro do Queijo

graos-13.jpg

(Tyrophagus putrescentiae)

Aspecto
Adultos - 0,5 mm. Têm corpo peludo castanho claro, com 8 patas sem pêlos. Ninfas - muito pequenas, frequentemente transparentes. Não têm fase larvar.

Ciclo de vida
O ciclo de vida, do ovo ao adulto, demora 10 dias à temperatura ambiente normal.
A fêmea pode depositar até 800 ovos durante o seu ciclo de vida, a uma média de 20 a 30 por dia.
Na primeira fase, a fase de larva, têm apenas seis pernas. No entanto, quando passam à fase de ninfas, têm oito pernas como os adultos.
Os adultos vivem de 60 a 70 dias.

Hábitos
Podem contaminar os alimentos e provocar irritações cutâneas ou intestinais. Preferem queijos velhos a queijos novos e podem alimentar-se de nozes, ovos ou frutos secos, farinha e tabaco. Preferem o calor e a umidade - não sobrevivem num frigorífico.

Gorgulho Confuso da Farinha

graos-14.jpg

(Tribolium Confusum)

Aspecto
Adultos - 3 a 4 mm de comprimento. Os olhos estão mais afastados um do outro (vistos de baixo) do que no Tribolium castaneum.
As antenas alargam gradualmente até às pontas. Coloração castanha avermelhada.
Larva - 1 a 5 mm de comprimento e cor castanha amarelada. 3 pares de pernas e muito ativos.
Fazem 7 a 8 mudas. Preferem farinha limpa. Passam a pupa nos alimentos.
Larvas - semelhantes às da espécie Tribolium, mas ligeiramente maiores.

Ciclo de vida
Vivem cerca de 20 dias a 35℃ ou 45 dias a 25℃. Os adultos podem viver até 6 meses.

Hábitos
Podem voar, mas raramente o fazem. Alimentam-se de farinha e derivados de cereais.

Escaravelho da Copra

graos-15.jpg

(Necrobia rufipes)

Aspecto
Adultos - 4 a 5 mm.
A parte superior do corpo é verde azulada metálica brilhante.
A parte inferior do abdômen é azul escura. As patas são castanhas avermelhadas brilhantes ou cor-de-laranja.
As antenas são castanhas avermelhadas com um círculo castanho escuro ou preto na ponta.

Ciclo de vida
As fêmeas depositam até 30 ovos por dia, em peixe seco. Os ovos demoram entre quatro e seis dias a eclodir.
As larvas crescem durante 30 a 140 dias, tornam-se menos activas e procuram um local escuro para passarem a pupas.
A fase de pupa dura entre 6 e 21 dias.
O adulto acasala logo depois de emergir da fase de pupa e pode viver até 14 meses.

Hábitos
Os adultos voam, o que lhes permite procurar facilmente novas fontes de alimentos.
São destrutivos, tanto na fase de larva como de adulto, embora provoquem mais danos na fase de larva.
Também são canibais, alimentando-se dos próprios ovos e pupas.

Dermestídeo

graos-16.jpg

(Família - Dermestidae)

Aspecto
Adulto - 6 a 10 mm de comprimento. Pretos, com uma risca esbranquiçada na parte dianteira dos élitros. Larvas - forma de cometa. Movem-se rapidamente. De cor castanha e peludas. Migram para materiais sólidos para a passagem a pupas.

Ciclo de vida
2 a 3 meses com temperaturas entre 18 e 25℃.

Hábitos
Alimentam-se de vários produtos de origem animal, incluindo queijo.

Escaravelho Achatado do Grão

graos-17.jpg

(Cryptolestes ferrugineus)

Aspecto
Adultos - 2,5 mm de comprimento. Corpo achatado com antenas muito compridas. Coloração entre o vermelho claro e o castanho avermelhado escuro. Larvas - brancas amareladas. Começam com 0,5 mm de comprimento e crescem até aos 4 mm quando amadurecidas.

Ciclo de vida
Preferem ambientes quentes e úmidos.
Vivem entre 69 e 103 dias a 21℃ ou 26 dias a 38℃.

Hábitos
Os adultos possuem asas, mas raramente voam. Alimentam-se de cereais, tâmaras, frutos secos e outros produtos.

Ácaro da Farinha

graos-18.jpg

(Acarus siro)

Aspecto
Adulto - 0,5 mm de comprimento, com 4 pares de patas. Branco ou castanho claro. Move-se lentamente. Larva - 6 pernas e 0, 5 mm de comprimento. Cor Branca. Passa por duas fases de ninfa de 8 patas.

Ciclo de vida
9 a 11 dias a 23℃ e 90% de umidade relativa.

Hábitos
Em condições adversas, pode entrar num estágio longo e muito resistente, chamado hipopus.

Besouro dos Têxteis

graos-20.jpg

(Attagenus pellio)

Aspecto
Adulto - 4 a 6 mm de comprimento. Corpo oval alongado. Uma pequena mancha branca em cada asa e o resto do corpo entre o castanho avermelhado e o preto. Larva: 6 mm de comprimento. Longos tufos de pêlo cor-de-laranja no último segmento abdominal. As larvas têm um aspecto listrado. Pupa: formada na última exúvia da larva.

Ciclo de vida
O acasalamento tem lugar no exterior e depois voam para zonas interiores para depositar os ovos. Costuma haver uma geração por ano, mas o desenvolvimento pode estender-se até três anos.

Hábitos
Habitante comum dos ninhos de aves. Os adultos alimentam-se no exterior, muitas vezes em plantas Spiraea. As larvas atacam têxteis, peles, lãs, etc., e grão armazenado.

bottom of page